quarta-feira, 2 de maio de 2012

O mundo G-Zero de Ian Bremmer

Para o autor, em seu novo livro, a decadência relativa da Europa e dos Estados Unidos leva junto as atuais instituições internacionais e fortalece o "cada um por si" da política no planeta.

Segundo Bremmer, a nova era da política global não é definida pela decadência da Europa e dos Estados Unidos. Também não é pela ascensão dos países emergentes. Nada indica que europeus e norte-americanos não possam se recuperar no longo prazo e nem todos os atuais emergentes continuarão necessariamente no ritmo atual, diz o autor.

Para Ian Bremmer, os próximos dez anos ou mais serão caracterizados por um certo "vazio de poder". As potências tradicionais não têm e não parece que terão, no curto prazo, capacidade ou interesse de investir tempo e recursos nas instituições, que precisam ser modificadas e tornadas mais flexíveis. Ao mesmo tempo, emergentes, segundo Bremmer, também não têm capacidade ou interesse do mesmo investimento, pelo menos não sem a possibilidade de moldar o arranjo institucional estabelecido em seu benefício. O resultado do impasse, para o autor, é um mundo sem liderança, com prejuízos para a comunidade internacional em sua capacidade de manter a paz, expandir oportunidades, preservar o meio ambiente, controlar o avanço populacional e outras externalidades.

Veja o site do autor.
Leia artigo do autor sobre o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário