segunda-feira, 12 de julho de 2010

Gastar ou cortar: o dilema

A economia internacional vive hoje um momento-dilema. Em meio à sucessão de crises que teve início no mercado imobiliário americano, em 2007, e que agora preocupa em especial os governos da Europa, com a situação da Grécia e de outros países do continente, a pergunta que não quer calar é: como sair dessa?

Afinal, apesar dos 800 bilhões de dólares injetados na economia americana desde o início do crash, o problema está longe de ser resolvido. O mercado dos Estados Unidos hoje contrata pouco e consume menos ainda, mesmo com taxas de juros perto de zero. Ao mesmo tempo, o exemplo da Europa alerta para a possibilidade de crises financeiras, geradas pelo descuido dos governos com suas contas. Nesse contexto, o que deve ser feito? Expansão ou reforma fiscal?

No último encontro do G-20, realizado no fim de junho, no Canadá, o discurso geral foi pela reforma. Não houve um consenso claro. Os Estados Unidos, por exemplo, se mostraram mais avessos aos ajustes que os europeus. De qualquer forma, mesmo o presidente Barack Obama chamou a atenção para a importância de uma administração mais cuidadosa da dívida pública.

Para debater o assunto, Farred Zakaria, em seu programa na CNN, entrevistou dois nomes pesos pesados, com visões opostas sobre o assunto: Paul Krugman e Niall Ferguson. O primeiro é prêmio Nobel de Economia. O segundo, professor de história econômica em Harvard e best-seller mundial.

Para Krugman, o governo americano, pelo menos, deve gastar mais, muito mais e rápido. Caso contrário, os Estados Unidos arriscam mergulhar no que ele chama de "terceira depressão", depois de 1929 e 1973. Segundo Krugman, não há outra opção para reaquecer a economia americana, dado que as taxas de juros já estão muito baixas e há algum tempo. Ao mesmo tempo, de acordo com Krugman, um gasto de mais 1 trilhão de dólares, por exemplo, faria uma enorme diferença no mercado sem modificar muito o estado atual da dívida pública americana.

Por outro lado, Ferguson defende que a situação fiscal americana está hoje tão segura quanto Pearl Harbor, em 1941. Ou seja, até o momento em que é atacada. Para ele, depois da Grécia, crises fiscais atingirão os governos de Grã-Bretanha, Espanha e Japão. Paul Ferguson prega uma reforma fiscal "radical", que inclua novas formas de taxação e gastos mínimos, como sugerido também pelo deputado republicano do Wisconsin Paul Ryan. Segundo o professor da Universidade Harvard, os problemas nas finanças internas são o primeiro sinal da decadência de um império.

Sobre o Brasil, o último ranking do FMI coloca o país entre os três maiores devedores do mundo entre os emergentes, apenas atrás de Índia e Hungria, com riscos para o equilíbrio fiscal. A dívida pública brasileira equivale hoje a 67% do PIB. O tamanho da dívida e o nível de taxação sobre o mercado brasileiro, quase 40% do PIB, no mínimo não condizem com a péssima qualidade dos serviços públicos brasileiros, que ainda persiste, bem como com a ignóbil concentração de renda no país, ainda entre as piores do mundo.

Veja o debate entre Krugman e Ferguson na CNN.

2 comentários:

  1. Excelente e muito bem balanceada a exposição do "dilema" e os elementos centrais nele articulados. E sobre a situação específica do Brasil, pareceu-me - salvo melhor juízo - que a sua opinião pessoal sobre o Brasil, em que pese apenas implícita, é no sentido da ampliação do gasto (apesar do nível atual da relação dívida-PIB), tendo em vista a necessidade desta iniciativa para ampliação e aprimoramento dos serviços públicos e para ampliação dos programas de distribuição forçada de renda (!!!e olha que nem estamos falando aqui sobre "infraestrutura"!!!)

    ResponderExcluir
  2. Caro rpmmello,

    Obrigado pelo comentário. Devo concordar com você que tendo a achar que a ampliação dos gastos é necessária nos países com intenção de retomada do ritmo econômico. Sobre o atual contexto, concordo mais com Krugman que com Ferguson, e isso não tem nada de antiliberalismo, pois Keynes era em essência um liberal. No entanto, não estou certo se o receituário é necessário para o Brasil, que já vem crescendo em ritmo forte, com conseqüências para a inflação e, por conseguinte, a taxa dos juros. Além disso, no caso brasileiro, o que mais me preocupa não é tanto o tamanho da conta, mas a qualidade do gasto. Nós temos uma tradição de altos gastos públicos e talvez seja irreal pensar em um Brasil de governo enxuto. No entanto, também temos uma tradição de gastar mal e isso, ao meu ver, traz muitos problemas para o país. Entre eles, a violência, a concentração de renda, o clientelismo, a ineficiência etc. Um abraço e mais uma vez obrigado,

    Arthur

    ResponderExcluir