quarta-feira, 30 de junho de 2010

Música do Mundo Podcast - Julho de 2010

Bem-vindo ao Música do Mundo Podcast, edição de julho de 2010. O programa deste mês tem 27 minutos, pesa 37 megabytes e está no formato mp3. Seu download dura menos de 15 minutos. Como sempre, a dica para baixar o arquivo é utilizar o botão direito do mouse, no PC, ou o 'control+mouse', no mac, e pedir o download. Para ouvir, normalmente basta clicar.

O primeiro artista do programa chama-se A.R. Rahman. Ele é como um John Williams de Bollywood, a megaindústria cinematográfica indiana. Já vendeu mais de 150 milhões de discos no mundo todo. Foi chamado pela Time de "o Mozart das Madras". Ganhou o apelido tamil de Isai Puyal, em inglês: music storm. A mesma Time colocou Rahman entre as "100 pessoas mais influentes do mundo" em 2009. A trilha sonora de Quem quer ser um milionário? é dele, que tem dois Oscars em casa. Uma boa introdução à obra do artista é facilmente encontrada na Amazon. A música chama-se "Mettuppodu".

A música seguinte chama-se "Siyah Perçelerin Goinca Yüzlerin". O Google traduziu do turco para o inglês e sugere: "Tuft of black faces of the Goinca", o que não ajuda muito. Melhor ir aos músicos: Erkan Ogur e Djivan Gasparian. O primeiro é considerado o pai da guitarra fretless. O segundo é armeno e toca o Duduk, similar ao oboé. A Amazon diz que ele é uma verdadeira lenda viva no instrumento. O nome do disco onde está Siyah Perçelerin Goinca Yüzlerin é Fuad, mais difícil de ser encontrado. Uma contribuição de um amigo que esteve por aqueles lados.

A terceira canção chama-se "Queen Bee", uma gravação do legendário guitarrista Henry Saint Clair Fredericks, mais conhecido como Taj Mahal, com os músicos malis Toumani Diabete e Ramata Diakite. Está numa coleção da Putomayo chamada One World, Many Cultures.

A quarta música, "Ya Laymi", é de uma banda argelina: Gnawa Diffusion. Está também numa coletânea da Putumayo, chamada World Reggae.

Para terminar, o clássico de Gershwin "Bess, you is my woman now", na voz do senegalês Baaba Mal. A gravação é de um dos discos da série Red Hot, da Verve, em prol do tratamento da Aids.

Espero que seja do agrado,
até a próxima.

Música do Mundo
Julho de 2007
Clique aqui para baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário