domingo, 10 de junho de 2012

XXI Encontro Anual da Compós


Dos 10 trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho de Comunicação e Política, sete analisam questões envolvendo a internet. Os debates ocorreram em quatro seções, manhã e tarde de quarta e quinta-feira, 13 e 14 de junho. Os textos debatidos foram:

"Petições públicas e batalhas digitais", de Alessandra Aldé e João Guilherme Bastos dos Santos: "Ferramenta clássica para pressionar governos e propor mudanças na legislação, a petição pública revitalizou-se com a internet, ampliando seu alcance e capacidade de mobilização. Este trabalho aborda as petições públicas online a partir do estudo das duas plataformas de abaixo-assinados mais populares no Brasil: o Avaaz, um site internacional com coordenação centralizada, e o Petição Pública Brasil, onde qualquer usuário pode hospedar e promover petições. Escolhemos como caso emblemático a publicação de petições, nos dois sites, no primeiro semestre de 2011, contra e a favor da Proposta de Lei 122/2006, que criminaliza a homofobia. A partir da observação sistemática de 35 petições, é possível indicar a importância da superposição e uso de mecanismos de circulação da opinião, como redes sociais, twitter e outras formas de mobilização, dentro de fora da internet, para direcionar signatários, através de links, para estas petições. Em ambos os casos, a internet apresenta-se como um ambiente que favorece a agregação e visibilidade da opinião dos cidadãos, embora não avance muito na deliberação subjacente".

"Relações entre representantes e representados no Twitter: Os perfis de presidentes latino-americanos e a construção de uma agenda de pesquisa", de Paulo Roberto Figueira Leal e Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini: "A participação crescente de atores políticos (governantes e candidatos, por exemplo) nas mídias sociais da internet pode representar uma mudança na relação entre representantes e representados? Além de funcionar como canal alternativo e direto de comunicação para os políticos, mídias sociais possibilitam, em tese, a interação entre estes e os cidadãos. A proposta deste estudo é, num trabalho de investigação inicial, apontar como quatro presidentes latino-americanos utilizam o Twitter para se comunicar com os cidadãos. Investiga-se, por meio de análise de conteúdo, em que medida a apropriação da ferramenta nesses casos específicos trouxe resultados de adensamento das interações entre representados e representados ou limitou-se a objetivos pragmáticos de posicionamento de imagem das lideranças".

"Rafinha e a calcinha: A expressão pública, seus limites e os limites dos limites", de Luis Felipe Miguel: "Dois episódios ocorridos em 2011, no Brasil, obtiveram notoriedade por colocar em rota de colisão a liberdade de expressão e o combate ao sexismo: uma piada sobre estupro do humorista Rafinha Bastos e uma propaganda de roupas íntimas na TV. O paper discute os dois casos, reconstituindo a polêmica e os argumentos mobilizados pelas posições em conflito. Conclui que, em ambos os casos, restrições à expressão se justificam, mas por motivos diferentes: a incitação ao ódio, num caso, e o baixo valor social da publicidade comercial, no outro".

"O papel do sentimento e da justificação nas lutas por reconhecimento dos surdos na internet", de Rousiley C. M. Maia e Regiane L. O. Garcêz: "O presente trabalho tem como proposta evidenciar de que forma o sentimento de desrespeito pode motivar lutas por reconhecimento e o engajamento político em questões de uma coletividade. Analisamos as histórias de vida contadas por pessoas surdas em um fórum da rede social Orkut. Conclui-se que a expressão de sofrimentos e danos morais requer um esforço de justificação para que sentimentos individuais alcancem uma semântica coletiva e um quadro de interpretações intersubjetivo e comum, transformando questões antes individuais em uma luta coletiva".

"O jornalismo como gestor de consensos: limites do conflito na política e na mídia", de Flávia Milena Biroli Tokarski: "O paper discute a atuação política do jornalismo, em uma análise que parte da crítica aos efeitos da distinção entre jornalismo partidário e jornalismo profissional. A atuação do jornalismo é partidária, no sentido de que expressa ativamente – e não apenas em posições conjunturais ou disputas eleitorais – uma posição política situada. Ela corresponde à expressão naturalizada de compreensões da política que definem os limites das controvérsias, a agenda e os atores que serão vistos como politicamente legítimos. Ao reproduzir no noticiário as fronteiras da política democrática tal como é atualmente configurada, o jornalismo promove um esvaziamento de conflitos. Atua, assim, como “gestor de consensos”".

"Internet e política em análise: levantamento sobre o perfil de estudos brasileiros apresentados entre 2000 e 2011", Rachel Callai Bragatto, Maria Alejandra Nicolás, Rafael Cardoso Sampaio: "Esse artigo debruça-se sobre a apropriação da temática “internet e política” pelas ciências sociais brasileiras. Para tanto, são analisados 299 artigos apresentados em 11 eventos das áreas de sociologia, ciência política e comunicação social realizados no período de 2000 a 2011 no Brasil. A metodologia baseou-se em uma análise de conteúdo com o intuito de levantar os principais autores, centros de pesquisa, objetos político e tecnológico, abordagens teóricas, métodos, técnicas, áreas de abrangência e conclusões dos artigos apresentados em cada um desses eventos. Por um lado, os resultados indicam inúmeras concentrações e disparidades em relação a autores, instituições e estados envolvidos na pesquisa. Por outro, há evidências de maior consolidação e amadurecimento da área, que está focada em objetos mais específicos e apresenta um crescimento dos estudos empíricos".

"Designing online deliberations using web 2.0 technologies: The Marco Civil Regulatório case", de Fabro Steibel: "This paper evaluates the role of institutions and political practitioners in designing online consultation projects. As a case study we evaluate the Brazilian government-run initiative known as Marco Civil Regulatório, that used web 2.0 tools to draft a bill of law on Internet legislation with the aid of citizen’s participation. This article has three main objectives: (a) formulating hypotheses on what contextual elements favour the launch of online consultations; (b) evaluating how deliberative rules and technology overlap in early stages of policy design; and (c) mapping good practices regarding the mix of different web 2.0 technologies on designing online deliberation experiences for drafting legislation purposes. Findings presented in this article are based on a set of interviews held with policy makers responsible for designing and promoting the aforementioned project".

"Democracia online e o problema da exclusão digital", de Francisco Paulo Jamil Almeida Marques: "O trabalho examina alguns dos argumentos fundamentais que envolvem o tema “exclusão digital” com o objetivo de avaliar os limites que tal dificuldade impõe aos projetos de democracia online. Primeiramente, a partir da revisão de literatura que delineia a interface entre internet e democracia, são discutidas as transformações conceituais e interpretativas concernentes à idéia de digital divide. Em seguida, o texto apresenta os diferentes tipos de desigualdade identificados por diversos autores quanto a aspectos técnicos, individuais e geográficos. Reflete-se, então, acerca dos efeitos da exclusão digital sobre as experiências de democracia online. Conclui-se que a questão da digital divide (a) precisa mais do que políticas governamentais para ser tratada adequadamente; (b) depende de fatores contextuais, a exemplo da disposição pessoal dos usuários; (c) e que, do ponto de vista epistemológico, este é um conceito “móvel”, esquadrinhado de acordo com o contexto tecnológico vigente".

"As múltiplas faces da representação política senatorial durante o HGPE 2010 do Rio de Janeiro", de Carolina Almeida de Paula: "O objetivo do texto é analisar a formação do vínculo de representação política no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) fluminense na campanha para o Senado do Rio de Janeiro. O HGPE enquanto objeto de pesquisa nos estudos envolvendo eleições, e campanhas em geral, constitui-se na agenda acadêmica desde os anos 90. Porém, a atenção dos pesquisadores foi predominantemente destinada à disputa para cargos Executivos. No que toca ao Legislativo as eleições proporcionais foram beneficiadas, deixando uma lacuna em relação ao pleito majoritário senatorial. O paper colocará em debate as seguintes categorias qualitativas no tempo de TV de sete candidatos: (1) os fundamentos do mandato representativo: bases da representação e atuação senatorial; (2) os fiadores do mandato: garantias individuais e coletivas para a sustentação do cargo. (3) o conteúdo do mandato representativo: as propostas e as tarefas assumidas pelos candidatos".

"A quem concerne o plebiscito sobre a divisão do estado do Pará?: Legitimação e contestação do direito à fala em uma comunidade do Facebook", de Ricardo F. Mendonça e Danila Cal: "O texto discute a legitimação ou contestação do direito à fala em um grupo do facebook, criado por ocasião do plebiscito sobre a divisão do Pará. Depois de contextualizar o caso, o grupo sob investigação e a metodologia empregada, o artigo analisa as falas e busca estabelecer alguns paralelos entre os argumentos sobre a legitimidade dos falantes e dois corpos de literatura: (1) a discussão sobre a tendência de formação, na internet, de comunidades like-minded; e (2) os debates atuais em torno do conceito de representação política".

Nenhum comentário:

Postar um comentário