Obra encontrada no Museu do Prado e lançada pela primeira vez na National Gallery foi pintada ao lado da original.
O Art Newspaper publicou (quarta-feira, 01/02), com exclusividade, que uma réplica da Mona Lisa foi encontrada no Museu do Prado. A peça, oriunda de uma coleção da corte espanhola, estava nos depósitos da instituição e tida como de pouca importância.
Após a restauração, que retirou o fundo preto em volta do retrato, foram achadas muitas semelhanças com a original exposta no Louvre. A fotomontagem abaixo feita pela BBC causa espanto. As luzes no rosto têm o mesmo contorno, o olhar é o mesmo, o cabelo, a luz no pescoço, a paisagem, a linha que estabelece a profundidade, o desenho da água.
Estudos sobre a idade da obra também mostraram que a pintura foi muito provavelmente feita no estúdio de Leonardo da Vinci e na mesma época da original, entre 1503 e 1506, segundo o Louvre. Os dois quadros têm mais ou menos a mesma medida, a Mona Lisa original, 77x53cm, a do Prado, 76x57cm. Oficialmente, o Prado e o Louvre reconhecem a obra como de um dos assistentes diretos de Leonardo da Vinci, muito provavelmente Andrea Salai ou Francesco Melzi.
O quadro traz contribuições importantes sobre a pintura e o personagem. Mostra, em primeiro lugar, uma Mona Lisa mais fiel ao que era na época, uma jovem radiante de 20 e poucos anos, coisa que o tempo tirou da versão consagrada. A pintura exposta no Louvre não sofre restaurações, devido ao risco elevado e sua fragilidade. No que diz respeito à técnica, a pintura ilumina estratégias e estudos de Da Vinci em seus portraits. A Mona Lisa do Prado está, neste momento, na National Gallery, em Londres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário